INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

JOÃO-POBRE
Serpophaga nigricans (Vieillot, 1817)

Nome em Inglês: Sooty Tyrannulet

Família: Tyrannidae
Subfamília: Elaeniinae


Foto: Germano Woehl Jr
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajai – Itaiópolis SC
Data: 13/01/2022


Características
Mede entre 11 e 12 centímetros de comprimento. Espécie sem dimorfismo sexual. Apresenta a maioria da plumagem de coloração cinza em várias tonalidades.

Alimentação
Alimenta-se exclusivamente de insetos que ele captura, fazendo pequenos voos sobre a superfície da água e retornando ao poleiro, ou na vegetação aquática flutuante como alface d'água (Pistia stratiotes). Raramente se alimenta em pedras ou se aventura em solo seco. Clique aqui para ver a foto do joão-pobre no ambiente onde vive, às margens do rio Itajaí do Norte.

Reprodução
O pequeno ninho apresenta forma de taça com profundidade de 10 centímetros e é feito com fibras vegetais (raízes e ervas) entrelaçadas pelo casal. O interior é forrado com penas e teia de aranha. É geralmente ligado à vegetação aquática, e raramente construído no chão, protegido por uma vegetação um pouco mais elevada no solo. A fêmea coloca 2 ou 3 ovos de coloração creme. A incubação dura cerca de duas semanas e é feita unicamente pela fêmea. Os filhotes são então alimentados por ambos os pais durante 16 a 18 dias, período após o qual deixam o ninho.

Hábitos
Vive em beira de lagoas, rios e açudes. Alimenta-se de insetos capturados em voo a partir de árvores ou pedras nas margens de rios. Clique aqui para ver a foto do joão-pobre no ambiente onde captura insetos, às margens do rio Itajaí do Norte, na RPPN Corredeiras do Rio Itajaí em Itaiópolis SC.

Distribuição Geográfica
Ocorre do sudoeste da Bolívia até a região Central da Argentina, no leste do Paraguai, no Uruguai e no sul e sudeste do Brasil, encontrado também nas regiões Sul e Sudoeste do estado de Goiás.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate