INTRODUÇÃO
 
 
 

AUDIO:

  1. Ouvir
 

INFORMAÇÕES:

MARIA-CATARINENSE
Hemitriccus kaempferi (Zimmer, 1953)

Nome em Inglês: Kaempfer's Tody-Tyrant

Família: Rhynchocyclidae
Subfamília: Todirostrinae

Foto: Germano Woehl Jr
Local: Áreas de restinga de Balneário Barra do Sul SC
Data: 14/12/2021

Canto ou chamado registrado por Germano Woehl Jr
Local: região litorânea de Guaratuba PR
Data: 19/11/2021

Ameaças
Espécie ameaçada de extinção. Na lista vermelha da IUCN é classificada como EN (em perigo de extinção). A causa é a perda do hábitat, que são as áreas de restinga destruídas para reflorestamento de pinus e exploração imobiliária da região litorânea, autorizada pelos órgãos ambientais por pressão dos políticos.

Características
A maria catarinense tem cerca de 10 centímetros de comprimento. É caracterizada por possuir contornos arredondados pelo corpo graças a sua densa plumagem. 

Alimentação
Alimenta-se basicamente de invertebrados como besouros, borboletas, formigas e várias outras espécies de insetos. Para assegurar seu alimento, realiza voos rápidos e certeiros, capturando a presa mesmo no meio de folhagens.

Hábitos
O habitat da espécie, bordas de matas primárias e secundárias, capoeiras e florestas úmidas de baixada litorânea, tem sido continuamente degradado ou substituído por áreas urbanas ou por plantios desde o início da ocupação do litoral dos Estados do Paraná e de Santa Catarina. Além disso, a proximidade dessas florestas com as áreas já ocupadas em nosso litoral, aliada à facilidade de que se tem para a ocupação das florestas de terras baixas, principalmente pelo próprio relevo, a torna alvo fácil de ações antrópicas. Sem dúvida, este é o tipo de floresta que está mais ameaçado em todo o Bioma da Floresta Atlântica.

Distribuição Geográfica
Endêmica da Mata Atlântica nas áreas de baixada do Norte de Santa Catarina e Sul do Paraná.

Agradeço ao fotógrafo Rudimar Cipriani por ter identificado o canto que permitiu fazer o registro fotográfico.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate