INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

GRIMPEIRO
Leptasthenura setaria (Temminck, 1824)

Outros nomes: rabo-de-espinho-da-araucária, o grimpeiro, Leptasthenura setaria

Nome em Inglês Araucaria Tit-Spinetail

Família: Furnariidae
Subfamília: Synallaxiinae


Foto: Germano Woehl Jr
Local: entorno da RPPN das Araucárias Gigantes – Itaiópolis SC
Data: 26/10/2021

Ameaças
É uma espécie totalmente associada ao pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia). É considerado quase ameaçado de extinção pela IUCN, devido à drástica redução da Floresta Ombrófila Mista (IUCN 2006). É a ave símbolo de Curitiba.

Características
Mede 17 cm de comprimento.

Alimentação
Alimenta-se de pequenos artrópodes, como insetos e suas larvas e pequenas aranhas encontrados nas folhas e galhos do pinheiro-do-paraná.

Reprodução
Constrói o seu ninho com ramos secos do pinheiro-do-paraná, chamados popularmente de grimpas ou araucárias. Beneficia-se das folhas pontiagudas do pinheiro como proteção contra predadores.
O macho faz um rápido “display” de acasalamento, enquanto a fêmea aguarda em um ramo geralmente mais alto. Após a encenação, ele se aproxima, a fêmea se abaixa e consente o coito (comportamento observado em Gonçalves-MG, no fim do Inverno, o que rendeu algumas fotos da seqûencia toda - 2020 Cisneros, Francisco R Jr).

Hábitos
Vive na copa do pinheiro-do-paraná, (Araucaria angustifolia), onde vive todas as fases de sua vida; eventualmente utiliza outras árvores no deslocamento de um pinheiro para o outro. Habita desde florestas de araucária até áreas onde essas árvores aparecem isoladas, como jardins e quintais.

Distribuição Geográfica
Ocorre onde tem matas de aracárias, desde a região serrana do Estado do Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul e em Missiones, Argentina.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate