INTRODUÇÃO
 
 
 
 

INFORMAÇÕES:

MARIA-CAVALEIRA
Myiarchus ferox (Gmelin, 1789)

Nome em Inglês: Short-crested Flycatcher

Família: Tyrannidae
Subfamília: Tyranninae


Nome: Germano Woehl Jr
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajai – Itaiópolis SC
Data: 18/01/2010


Características
Em todas as aves do gênero, a garganta e parte superior cinzas, com a barriga amarela. Dorso escuro, com a cabeça relativamente grande e penas do topete mantidas semieriçadas. Bico escuro e forte. Cauda longa, do mesmo tom das costas. Nas asas, duas faixas claras e bordos claros nas penas de voo. Essa espécie, Irré (Myiarchus swainsoni) e Maria-cavaleira-de-rabo-enferrujado (Myiarchus tyrannulus) são muito parecidas, de difícil identificação até para especialistas. O bico é todo negro, embora os detalhes somente possam ser observados de perto. Assim como outras marias-cavaleiras, possui a parte inferior amarela, a garganta cinza e as partes superiores castanhas.

Alimentação
Alimenta-se principalmente de insetos alados que captura em voos curtos, retornando ao poleiro em seguida, mas também caça insetos sobre as folhas e ramos de árvores e consome pequenos frutos. 

Reprodução
Vocaliza o ano inteiro, com mais frequência entre novembro e julho (período reprodutivo), quando apresenta outros chamados. O ninho é construído em buracos de árvores. São geralmente postos dois ovos amarelados.

Hábitos
Mantém-se pousado abaixo da copa, seja em matas, seja em áreas abertas. Usa desde as árvores altas até o sub-bosque das florestas, bem como vive nas áreas de cerrado aberto. É desconfiada, vive no meio da copa das árvores e é mais fácil ouvi-la do que vê-la. Seus hábitos não diferem muito das outras marias-cavaleiras, pois passa a maior parte do tempo imóvel, empoleirada no estrato médio de bordas de matas.

Distribuição Geográfica
Está presente em todo o Brasil, ocorrendo em simpatria com M. swainsoni, M. tyrannulus ao longo da maior parte da distribuição.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate