INTRODUÇÃO
 
 
 

AUDIO:

  1. Ouvir
 

INFORMAÇÕES:

RABO-BRANCO-PEQUENO
Phaethornis squalidus (Temminck, 1822)

Nome em Inglês: Dusky-throated Hermit

Família: Trochilidae
Subfamília: Phaethornithinae


Canto gravado por Germano Woehl Jr
Local: RPPN Taipa do Rio do Couro II – Itaiópolis SC
Data: 06/10/2021

Características
Mede 12 centímetros. Muito parecido com o Rabo-branco-de-garganta-rajada (Phaethornis eurynome). Bico preto, com a base da mandíbula amarela.

Alimentação
Alimenta-se principalmente de carboidratos, conseguidos através do néctar das flores, mas come também pequenos artrópodes. Captura insetos em voos curtos e visita flores do estrato baixo.

Reprodução
Na época do acasalamento o macho canta empoleirado em seu território entre setembro e outubro e realiza displays sobre galhos horizontais rentes à serrapilheira que recobre o solo, em arenas comunitárias, frequentemente em meio a soqueiras densas de taquaras. Ao cantar, exibe a mandíbula amarelo-limão e balança a cauda cuneiforme para cima e para baixo. Assim que se aproxima uma fêmea ou possivelmente um rival, o macho adeja sobre o poleiro em que cantava, escancarando largamente o bico e exibindo o tom amarelo claro da goela; então agita a cauda aberta em leque, “em um vai e vem sucessivo”. Seu ninho tem forma cônica alongada, terminando em um apêndice caudal mais ou menos longo, servindo de contrapeso. É feito de material macio como paina e detritos vegetais que são acumulados em espessa camada de material. O ninho é suspenso à face interior das folhas de palmeiras, samambaias, caetés, helicônias, etc., em raízes finas pendentes sob barrancos sombreados. Com o peso do ninho dobra-se o folíolo ou a ponta da folha, ficando o restante da mesma protegendo o ninho. Põe geralmente 2 ovos alongados.

Hábitos
Habita matas úmidas da Serra do Mar até 1200m de altitude, no Sudeste e Sul do Brasil. Em Santa Catarina sua distribuição vai até o alto vale do Rio Itajai

Distribuição Geográfica
É endêmico do Sudeste e Sul do Brasil. Encontrado em Minas Gerais e Espírito Santo até Santa Catarina.

Agradecemos ao fotografo Rudimar Cipriani pela identificação do canto.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate