INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

TANGARAZINHO - MACHO
Ilicura militaris (Shaw & Nodder, 1809)

Nome em Inglês: Pin-tailed Manakin

Família: Pipridae
Subfamília: Ilicurinae


Foto: Germano Woehl Jr
Local: Guaratuba PR na divisa com Itapoá SC
Data: 21/10/2021

Características
O macho mede 12,5 centímetros de comprimento e a fêmea, 11 cm, incluindo o prolongamento da cauda. Apresenta dimorfismo sexual. desta espécie apresentam plumagem semelhante a plumagem das fêmeas adultas. Os machos jovens mesmo atingindo a maturidade sexual têm inicialmente uma plumagem verde que é indistinguível da plumagem das fêmeas. Clique aqui para ver a foto da fêmea do tangarazinho

Alimentação
Alimenta-se de frutinhas, que engole inteiras (típico dos Pipridae), e pequenos insetos. Aprecia os frutos da magnólia-amarela (Michelia champaca) e o fruto maduro da erva-de-passarinho (Struthanthus polyrhysus).

Reprodução
Faz o ninho em forma de taça, com 2 ou 3 ovos. Apresenta display de acasalamento, em que o macho efetua uma dança diante da fêmea e realiza um “vai-vem” de um galho a outro, lembrando o ato de costurar, o que lhe rendeu o nome regional, no litoral sul de São Paulo, de “tangará-rendeira”. Durante o  acasalamento, e mesmo fora dele, Ilicura militaris emite surpreendentes sons com suas penas especiais em voos curtos.

Hábitos
Varia de incomum a localmente comum nos estratos inferior e médio de florestas úmidas e capoeiras altas. Vive normalmente solitário, sendo observado com maior frequência alimentando-se em árvores frutíferas e arbustos, nas bordas das florestas.

Distribuição Geográfica
Endêmico do Brasil, ocorre na Mata Atlântica desde o sul da Bahia até o sul de Santa Catarina (Sick, 1997). Há uma população na região central de Goiás, nos fragmentos remanescentes de Mata Atlântica do Rio Corumbá.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate