INTRODUÇÃO
 
 
 

AUDIO:

  1. Ouvir
 

INFORMAÇÕES:

BACURAU
Nyctidromus albicollis (Gmelin, 1789)

Nome em Inglês: Common Pauraque

Família: Caprimulgidae

Foto: Germano Woehl Jr
Local: Entorno da RPPN Santuário Rã-bugio - Guaramirim SC
Data: 02/05/2022


Canto gravado por Germano Woehl Junior
Local: RPPN Santuário Rã-bugio - Guaramirim SC
Data: 11/09/2021


Características
Mede entre 22 e 28 centímetros de comprimento e o macho da espécie pesa entre 44 e 87 gramas e a fêmea entre 43 e 90 gramas

Alimentação
Sai para se alimentar à noite. O bacurau tem grandes asas, o que lhe permite perseguir e capturar insetos voadores. Bacuraus são excelentes voadores e extremamente ágeis quando estão em voo. Alimenta-se de numerosas espécies de insetos, como besouros, mariposas, borboletas, abelhas, vespas, e formigas que são capturados em voos curtos para o ar a partir do solo, ou em voos curtos a partir de poleiros. Também caça insetos voando sobre áreas abertas.

Reprodução
O ninho consiste em uma pequena depressão no substrato, sem ou com pouco preparo do local onde os ovos são depositados. A postura é de dois ovos postos em dias alternados, sendo que mais raramente a postura de apenas um ovo é encontrado. Utiliza locais com acúmulo de folhas secas na borda de trilhas no interior da floresta ou na própria borda desta. Os ovos possuem a forma elipsóide e coloração geral rósea com pequenas manchas de coloração rósea escura ou marrom. A média da sua medida é de 27 x 20,5 milímetros e com peso médio de 5,75 gramas. O período de incubação é de 19 dias e exercida por ambos os pais, sendo que a fêmea participa com maior frequência da atividade de incubação. Os filhotes abandonam o ninho entre 21 e 25 dias após a eclosão. A alimentação dos filhotes é efetuada por ambos os pais, sendo que o macho participa com maior intensidade desta atividade. Quando alguma ameaça predatória ao ninho se faz presente, o adulto realiza display de fingir lesão para proteger os filhotes e atrair o predador para longe do seu ninho. A plumagem definitiva dos filhotes ocorre por volta dos 22 dias de vida, quando começam a realizar pequenos voos coordenados. Os filhotes possuem uma camuflagem quase perfeita, pois possuem uma coloração muito semelhante à da folhagem seca do chão da mata. Eles permanecem imóveis no solo, sendo muito difícil visualizá-los. Os filhotes podem se movimentar pelo solo mudando de local também como estratégia de camuflagem assim como fazem outras espécies de bacuraus .

Hábitos
Comum em bordas de florestas, capoeiras abertas, campos com árvores isoladas, cerrados, capões de mata podendo também ser encontrado em matas secundárias e em processo de reflorestamento. Vive no chão. Só é visto durante o dia somente se espantado. Nestas ocasiões, voa curtas distâncias e logo volta a sumir em meio à vegetação rasteira, procurando se camuflar em meio as folhagens no substrato.

Distribuição Geográfica
Todo o Brasil, onde há florestas ou capoeiras, e também no extremo sul dos Estados Unidos, México, toda a América Central e do Sul (exceto o Chile).
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate