INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

RISADINHA
Camptostoma obsoletum (Temminck, 1824)

Outros nomes populares: alegrinho, carapuçudinho (Maranhão), assovia-cachorro, miudinho (Pernambuco), papa-mosquito e caga-cebo (Linhares-ES).

Nome em Inglês: Southern Beardless-Tyrannulet

Família: Tyrannidae
Subfamília: Elaeniinae



Foto: Germano Woehl Jr
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajaí – Itaiópolis SC
Data: 01/09/2021


Características
Mede cerca de 9,5 centímetros. Espécie sem dimorfismo sexual. Costuma eriçar as penas do alto da cabeça, formando um semitopete, com aspecto de despenteado; outras vezes, penas achatadas contra a cabeça, dando aspecto arredondado a essa área. Barriga amarelada (pena nova; com o desgaste, cinza) e duas listras nas asas, mais amarronzadas depois da muda e desbotadas após algum tempo, ficando amareladas ou cinza.

Alimentação
Caça invertebrados e alimenta-se de frutos.

Reprodução
Apresenta um período reprodutivo que vai de julho a dezembro. O ninho esférico, construído com matéria vegetal, possui uma entrada lateral e prende-se firmemente à ramagem. Crozariol & Pascoal (2016) descreveram a espécie utilizando um ninho abandonado do gênero Tolmomyias no estado de Tocantins.

Hábitos
Desconfiado, está sempre movimentando-se bastante, desde a copa das árvores mais destacadas até próximo ao chão. Canta desde o amanhecer até o escurecer. Possui outros chamados, um deles lembrando o fim-fim ou vi-vi. Respondem um ao outro, bem como a cantos gravados.

Distribuição Geográfica
Ocorre em todo o Brasil. Em Santa Catarina é mais abundante na regiões de planalto e não muito comum nas regiões litorâneas e da Serra do Mar.

Agradeço ao ornitólogo e guia de observação de aves Douglas Meyer pela identificação.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate