INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 

AUDIO:

  1. Ouvir
 

INFORMAÇÕES:

CAMINHEIRO-ZUMBIDOR
Anthus lutescens (Pucheran, 1855)

Nome em Inglês: Yellowish Pipit

Família: Motacillidae
 

Foto: Germano Woehl Jr
Local: Arrozeira de Osnildo Otto - Entorno da RPPN Santuário Rã-bugio - Guaramirim SC
Data: 08/02/2022


Canto gravado por Germano Woehl Jr
Local: RPPN das Araucarias Gigantes – Itaiópolis SC
Data: 01/09/2021


Características
Mede cerca de 13 cm. Sempre que canta no ar (em pleno vôo), para de voar e cai alguns metros com as asas entreabertas. Em seguida, torna a bater asas para ganhar altura e canta novamente (ouça o canto, clique em ouvir). As pernas são mantidas para baixo e as penas da cauda entreabertas, mostrando as penas laterais brancas.

Alimentação
Caça invertebrados em corridas entre o capim baixo e no solo. Quando escasseia o alimento de origem animal, no inverno por exemplo, ingere sementes.

Reprodução
Os machos, no período reprodutivo (julho a setembro), levantam voo a qualquer hora e emitem o canto característico. Podem ficar a poucos metros do solo ou a grande altura.
Constrói um ninho de capins sobre o chão e embaixo de uma touceira. Ovos brancos com denso salpicado de marrom ou cinza.

Hábitos
É comum em campos, beiras de lagos, rios e pântanos. É de difícil observação, tanto por suas cores, como pelo hábito de preferir afastar-se caminhando a voar. Também agacha-se no meio dos capins e camufla-se bem com o entorno. Anda e corre rente ao solo, empoleirando-se pouco e evitando voar. Quando perseguido agacha-se no solo, ocultando-se atrás de um monte de terra ou do capim. Migra após a época da reprodução e não canta durante a migração.

Distribuição Geográfica
A espécie é migratória no sul da distribuição geográfica. Expandiu-se com a ocupação agrícola e de pastoreio, tendo se adaptado a cidades com gramados extensos. Por isso, ocorre em todo o Brasil, estando ausente de áreas densamente florestadas, como alguns locais da Amazônia. Encontrado também no Panamá e em quase todos os demais países da América do Sul, com exceção do Equador.


Agradeço ao ornitólogo e guia de observação de aves Douglas Meyer pela identificação.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate