INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 

AUDIO:

  1. Ouvir
  2. Ouvir
 

INFORMAÇÕES:

GAVIÃO-PEGA-MACACO
Spizaetus tyrannus (Wied, 1820)

Nome em Inglês: Black Hawk-Eagle

Familia: Accipitridae


Foto e canto : Germano Woehl Junior
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajaí -  Itaiópolis - SC
Data: 02/09/2021


Ameaças
Por ser uma ave de rapina grande e predadora de topo da cadeia alimentar, é bastante sensível a alterações no ambiente que afetem a disponibilidade das presas que consome. O desmatamento prejudica essa espécie, assim como maioria dos grandes gaviões florestais, que por falta de alimento na mata são obrigados a consumir animais domésticos (galinhas, patos, etc.) e por isso muitas vezes são mortos pela população. Entretanto, o extermínio desses animais pode causar desequilíbrio ecológico, pois essas aves são controladoras da população de cobras e ratos, por exemplo.

Descrição
Tem aproximadamente 72 cm. Preto com barriga e pernas finamente salpicados de branco, íris amarela e penacho curto. Na ave jovem a cabeça é esbranquiçada e as partes inferiores do corpo são estriadas. As asas são curtas e de ponta arredondada e a cauda é comprida e estreita. As fêmeas são maiores que os machos. Em vôo pode ser identificado pelas asas curtas e de ponta arredondadas e pela cauda longa e estreita Habita o interior das floresta.

Alimentação
O formato do corpo dessa ave a torna uma hábil caçadora do interior da floresta. Sua estratégia de caça é a captura das presas a grande velocidade, o que não permite que elas escapem. Alimenta-se de macacos (daí o seu nome popular), morcegos, esquilos, ratos etc. Mas também consome aves grandes como tucanos e araçaris, e répteis em geral (cobras e lagartos).

Reprodução
O macho faz exibições em voo para a fêmea na época da reprodução. O período reprodutivo vai de agosto a dezembro e são postos 2 ovos. O período de incubação é de 63 dias. Os filhotes dependem da alimentação dos pais durante 6 meses ou mais e só se tornam adultos aos 3 anos de idade. 


Agradecemos ao ornitólogo e guia de observação de aves Douglas Meyer pela identificação.


Referencias
Arthur Grosset's Brids: www.arthurgrosset.com
* Sick, H. 1997. Ornitologia Brasileira. Ed Nova Fronteira. Rio de Janeiro-RJ
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate