INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 

AUDIO:

  1. Ouvir
  2. Ouvir
  3. Ouvir
 

INFORMAÇÕES:

SABIÁ-FERREIRO
Turdus subalaris (Seebohm, 1887)

Família: Turdidae Rafinesque, 1815

Nome em Inglês: Eastern Slaty Thrush

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Santuário Rã-bugio – Guaramirim SC
Data: 28/08/2021 

Canto gravado por Germano Woehl Junior
Local: RPPN Santuário Rã-bugio – Guaramirim SC
Data: 06/05/202

Características
Mede entre 19 e 21,5 centímetros de comprimento e pesa entre 44 e 55 gramas. 

Apresenta dimorfismo sexual.
O macho adulto da espécie apresenta a cabeça de coloração cinza escura com as laterais do pescoço na coloração cinza claro. Lores escuros e anel periocular amarelo. O dorso, asas, uropígio e cauda são de coloração cinza escuro com leve tom oliváceo. A parte inferior do dorso é cinza ligeiramente mais leve que o do que a parte superior do dorso. A cauda cinza apresenta ligeiro reflexo amarronzado. A garganta e o queixo são brancos com listras pretas abundantes. O peito e o ventre são cinza e cinza pálido respectivamente, tornando-se branco no centro do abdômen e na região do crisso. O bico, pernas e pés são amarelos.

A fêmea apresenta a coloração geral cinza pardacenta, tornando-se mais escuro ou cinza oliváceo nas coberteiras da asa e no dorso. A cauda é cinza olivácea. A parte inferior é mais clara que as partes superiores, apresentando coloração cinza claro amarronzada. O centro da barriga é cinza esbranquiçada. O anel periocular da fêmea é amarelo, porém é muito fino e pálido. O queixo e garganta são bege esbranquiçados com estrias escuras muito finas. A lateral do queixo é delimitada por uma estria malar cinza acastanhada. O bico é cinza esverdeado escuro (chifre) com a base amarelada da mandíbula inferior. As pernas possuem coloração variando do cinza ardósia ao marrom amarelado.

Os imaturos da espécie apresentam aparência semelhante a das fêmeas, embora um pouco mais escuro na cabeça e partes superiores. As penas do manto, coberteiras e rêmiges podem apresentar as terminações bege ou laranja. As partes inferiores têm uma coloração acinzentada predominante e suas penas apresentam terminações marrons, causando padrões sob a forma de escamas. O centro da barriga é branco com bordas e padrões mais discretos. O bico, pernas e pés são marrom escuro.

Esta espécie distingue-se do seu congênere Turdus amaurochalinus (sabiá-poca) principalmente por possuir a coloração cinza com menos marrom oliváceo, anel periocular amarelo, bico amarelo, tarsos e pés amarelos.


Alimentação
Alimenta-se de pequenos artrópodes, invertebrados e principalmente de frutas. Na categoria de invertebrados, incluem os caracóis, besouros, formigas e moscas.

Reprodução
O ninho é construído com musgo, finos galhos, cipós e raízes e é construído a cerca de 4 metros acima do solo em uma árvore cuja folhagem é densa e com sombra. A postura geralmente inclui três ovos azuis com manchas marrons.

Hábitos
É uma espécie de hábitos tímidos e extremamente discreta. Eles muitas vezes permanecem escondidos na folhagem e são muito difíceis de observar, mesmo quando eles cantam ou emitem suas várias formas de vocalizações. O melhor momento para vê-los é quando eles estão nos galhos baixos das copas das árvores.

Distribuição geográfica
Ocorre na Mata Atlântica de Rio Grando do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e parte de Goias (áreas de Mata Atlântica).
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate