INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

CHUPIM-DO-BREJO
Pseudoleistes guirahuro (Vieillot, 1819)


Família: Icteridae
Nome em Inglês: Yellow-rumped Marshbird


Foto: Germano Woehl Jr
Local: Entorno da RPPN Corredeiras do Rio Itajaí - Itaiópolis SC
Data: 26/10/2021
 


Características
Mede entre 25 e 25,5 centímetros de comprimento e pesa entre 82 e 91 gramas. Espécie sem dimorfismo sexual.

Alimentação
Alimenta-se de grãos e sementes que encontra nos brejos além de sementes que são encontradas no solo de roças como milho soja e outras variedades.Pode ser visto revirando as fezes de animais como equinos e bovinos em busca de alimento.

Reprodução
A nidificação ocorre geralmente em colônias, em áreas úmidas e ocorre com maior frequência duas vezes por temporada de reprodução. A fêmea constrói o ninho, este é colocada a baixa altura, pendurado em plantas ou ramos baixos. O ninho em forma de um copo aberto e profundo, é feito de vegetação úmida e lama, sem guarnição interior. A fêmea coloca entre 3 e 5 ovos brancos com manchas vináceas. A incubação é efetuada pela fêmea e, durante esse período, o macho faz visitas periódicas trazendo comida. Os filhotes são alimentados por ambos os pais e deixam o ninho após 12 a 15 dias, mas permanecem no grupo familiar por algumas semanas. Os pais frequentemente são auxiliados por componentes do grupo familiar que fornecem comida para fêmeas e jovens e ajudam a defender o ninho.

Hábitos
Quando o bando muda para outro local, costumam cantar em vôo. Vivem nos brejos, nas várzeas com capim alto, quase sempre em bandos. É freqüente alguns indivíduos cantarem juntinhos, pousados nos cabos de energia elétrica a um palmo de distância uns dos outros .

Distribuição Geográfica
Ocorre no sul do Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais. 


Agradecemos à Douglas Meyer, ornitólogo e guia de observação de aves, pela identificação da espécie
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate