INTRODUÇÃO
 
 
 
 

INFORMAÇÕES:

BEM-TE-VI-PIRATA
Legatus leucophaius (Vieillot, 1818)

Nome em Inglês: Piratic Flycatcher

Superfamília: Tyrannoidea
Família: Tyrannidae
Subfamília: Tyranninae


Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajaí - Itaiópolis SC
Data: 20/11/2010

Características
Mede entre 14,5 e 17 cm de comprimento e pesa entre 19 e 26 gramas. Quando se observa na natureza é facilmente confundido com o bem-te-vi-rajado (Myiodynastes maculatus) e Peitica (Empidonomus varius).

Alimentação
Os adultos alimentam-se quase que exclusivamente de frutos, ao contrário dos demais membros da família Tyrannidae, que comem principalmente insetos.

Reprodução
Aproveita ninhos de várias outras aves para se reproduzir, espantando os adultos e jogando para fora os ovos dos construtores do ninho. O nome pirata vem desse fato de tomarem o ninho de outras aves para reprodução.

Hábitos
Varia de incomum a comum em clareiras com árvores esparsas, bordas de florestas úmidas e capoeiras. Vive normalmente solitário e pousado à altura da copa. Passaria facilmente desapercebido não fosse seu canto marcante, repetido insistentemente.

Distribuição Geográfica
Quase todo o Brasil. Encontrado também do México ao Panamá e nos demais países da América do Sul, excluindo-se o Chile e o Uruguai. 

Agradecimentos
Agradecemos ao guia de observação de aves e ornitólogo Douglas Mayer e ao fotógrafo de aves Rudimar Cipriani pela ajuda na identificação da espécie.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate