INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

GAVIÃO-BOMBACHINHA
Harpagus diodon (Temminck, 1823)

Nome em Inglês: Rufous-thighed Kite

Família: Accipitridae



Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajai - Itaiópolis SC
Data: 07/01/2021



Características
Mede 29-35 cm de comprimento e envergadura de 60-70 cm. O adulto apresenta plumagem cinza na parte ventral e cinza-escuro no dorso, com calções de cor ferrugem, cera e tarsos amarelados, e íris que varia do castanho ao marrom-avermelhado. Além disso, apresenta a garganta clara com uma listra vertical escura, característica que serve para diferenciá-lo do gavião-bombachinha-grande (Accipiter bicolor). O jovem apresenta peito creme salpicado de marrom, calções ferrugíneos, dorso marrom escuro e íris mais clara, variando do amarelo ao castanho.

Alimentação
Alimenta-se principalmente de insetos e de pássaros pequenos. Persegue as formigas de correição para apanhar animais espantados por elas.

Reprodução
São escassas as informações sobre a reprodução desta espécie. Aparentemente se reproduz nas florestas do sul e sudeste do Brasil entre os meses de outubro e dezembro. Constrói o ninho no alto de árvores, em forma de plataforma rasa feita de gravetos secos, colocando em média dois ovos.

Hábitos
A espécie tem sido observada tanto em áreas de floresta primária como também secundária ou em florestas deciduais, sugerindo alguma plasticidade. Em Itaiópolis (SC), tem sido avistados vários indivíduos no rio Itajai do Norte, na RPPN Corredeiras do Rio Itajai e entorno.

Distribuição Geográfica
Ele se distribui em todo o Brasil, Guianas, Venezuela, Bolívia, Paraguai e norte da Argentina.

Agradecemos ao ornitólogo e guia de observação de aves Douglas Mayer pela identificação da espécie.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate