INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

CANELEIRO-VERDE
Pachyramphus viridis (Vieillot, 1816)

Nome em Inglês: Green-backed Becard


Subordem: Tyranni
Parvordem: Tyrannida
Superfamília: Cotingoidea
Família: Tityridae
Subfamília: Tityrinae

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajai, Itaiópolis (SC)
Data: 19/12/2020

Características
Mede entre 14,5 e 16,2 centímetros de comprimento e pesa entre 18 e 21 gramas. Apresenta dimorfismo sexual. O macho apresenta a coroa preta, anel periocular amarelo, lores e pescoço cinza-esbranquiçados, dorso esverdeado, asas e cauda oliváceas, faixa torácica amarela e ventre pardo esbranquiçado. A fêmea apresenta a coroa olivácea e não preta e as coberteiras das asas são castanhas.

Subespécies
Possui duas subespécies reconhecidas pelo CBRO:
Pachyramphus viridis viridis (Vieillot, 1816) - É a subespécie que ocorre em Santa Catarina. Ocorre do leste da Bolívia até o norte da Argentina, leste do Uruguai, Paraguai e Brasil, do Ceará até o Rio Grande do Norte, até o Tocantins e até o Rio Grande do Sul.
Pachyramphus viridis griseigularis (Salvin & Godman, 1883) - ocorre no sudeste da Venezuela, Guiana, no monte Roraima e no norte do Brasil, em ambas as margens do rio Amazonas, da região do baixo rio Tapajós até a Ilha de Marajó. Esta subespécie difere da subespécie nominal por não apresentar a faixa peitoral amarela, pelo ventre mais pálido e pela cauda aparentemente mais curta. Alguns autores consideram esta subespécie como uma espécie plena

Alimentação
Alimenta-se de insetos e outros pequenos invertebrados. Ocasionalmente come pequenos frutos.

Reprodução
Constrói ninho esférico grande com a entrada voltada para a lateral. O macho participa assiduamente na construção, carregando junto a fêmea gravetos, folhas largas e gramíneas para o acabamento interno do ninho.

Hábitos
O casal vive nas bordas de florestas e capoeiras, procurando insetos ativamente na folhagem a alturas variáveis.

Distribuição Geográfica
É uma ave migratória na região norte de Santa Catarina, Município de Itaiópolis, nas cabeceiras do rio Itajaí. Ocorre na Amazônia brasileira, da foz do rio Amazonas até o baixo rio Tapajós, e do Maranhão ao Rio Grande do Norte, estendendo-se em direção sul até o Rio Grande do Sul. Encontrado também na Venezuela, Bolívia, Argentina, Paraguai e Uruguai. 


Agradecemos ao ornitólogo e guia profissional de observadores de aves Douglas Meyer, que com sua grande habilidade e conhecimento sobre as aves da região Norte de Santa Catarina,encontrou esta espécie e a atraiu para que eu pudesse fotografá-la
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate