INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

BEIJA FLOR TOPETINHO-VERMELHO
Lophornis magnificus (Vieillot, 1817)


Família: Trochilidae
Subfamília: Trochilinae


Foto: Germano Woehl Jr
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajaí – Itaiópolis SC
Data: 05/10/2021



Características
É o menor beija-flor do Brasil. Mede 6,8 cm e pesa 3 g. Dimorfismo sexual acentuado: Macho com apresenta um topete vermelho e um leque de penas de cada lado do pescoço de cor branca que terminam em uma faixa verde que passa ao negro na ponta. A fêmea e o imatura não tem o topete vermelho e nem o leque no pescoço, tem a garganta branca sarapintada de canela e o bico menos intensamente vermelho e barriga branca.

Alimentação
Alimenta-se de néctar das flores. Na RPPN Corredeiras do Rio Itajaí e entorno, em Itaiópolis SC, esta espécie se alimenta do néctar das flores de Croton triqueter.

Reprodução
Na época do acasalamento, o macho corteja a fêmea eriçando o topete vermelho e expandindo os tufos laterais do pescoço movimentando-os enquanto executa um lento voo ou paira diante da fêmea, que permanece pousada, girando o corpo na lateral simultaneamente; em seguida sobe em voo acrobático para voltar em pique como se fosse atingir a companheira, frenando apenas perto dela, produzindo um forte sussurro “rrrep”, após o qual sobe de novo. Seu ninho é uma tigela sólida e rasa feita de material macio, como paina de gravatá, fiapos de xaxim, etc. e com sua parede externa não atapetada com líquens, como na maioria dos beija-flores. O ninho é colocado abertamente sobre um ramo horizontal ou uma forquilha de árvores.

Hábitos
Habita capoeiras, chácaras e jardins bem floridos, prefere áreas semiabertas e bordas de florestas.

Distribuição Geográfica
Encontrado exclusivamente no Brasil, de Alagoas e Bahia ao Rio Grande do Sul, em direção oeste até Goiás. Em Santa Catarina, tem ocorrência registrada na Mata Atlântica nos municípios de Itaiópolis (RPPN Corredeiras do Rio Itajaí), no rio Itajaí do Norte, Vidal Ramos e Itajaí. 


Agradecemos ao ornitólogo Douglas Meyer por ter descoberto a espécie no entorno da RPPN e também ao agricultor Alfredo Milach por ter ajudado a fotografá-lo.

Vídeo do beija-flor TOPETINHO-VERMELHO
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate