Informações Gerais Borboletas Mariposas Lagartas Crisálidas
Abelhas, Vespas & Formigas Besouros Bicho-pau e Louva-deus Aranhas Moluscos
Crustáceos Moscas Percevejos Outros invertebrados  
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

ARANHA PAPA-MOSCA
Psecas sp

Família: Salticidae
Subfamília: Marpissinae 


Foto: Elza Nishimura Woehl
Local: RPPN Santuário Rã-bugio, Guaramirim (SC)
Data: 19/11/2019



A família Salticidae é a mais numerosa de aranhas, contando com mais de 500 gêneros e cerca de 5 000 espécies (cerca de 13% das espécies conhecidas de aranhas), conhecidas popularmente como aranhas-saltadoras ou aranhas papa-moscas, com distribuição quase mundial.

Estas aranhas não fazem teia para caçar, mas ficam à espera, saltando rapidamente sobre a presa. Podem saltar também para se movimentarem, ou para fugirem dos predadores. Costuma habitar as bromélia grandes.

Características
As aranhas-papa-mosca têm os olhos mais desenvolvidos e complexos de todos os artrópodes. Elas também são as únicas aranhas que podem ver faixas de cores. A maioria das aranhas geralmente não consegue ver além de uma distância de alguns centímetros. Usando centenas de pelos existentes no final de cada perna, que apresentam em suas pontas, minúsculos pontas, o que dão a aranha-papa-mosca fricção a todos tipos de anglos .

Veneno
O veneno que esta aranha injeta em suas presas não é considerado prejudicial para as pessoas. Podem causar irritação na pele e reações alérgicas em algumas pessoas. Não se conhecem caso fatal pela picada desta aranha. 

Alimentação
Se alimentam basicamente de pequenos insetos e de outras aranhas.

Reprodução
Seu período de reprodução acontece do Outono até a Primavera. A fêmea constrói um saco incubatório com sua seda em local escondido em uma bromélia e deposita dentro deste, de 25 até 40 ovos. O período de incubação dura cerca de 3 semanas e nascidos, os filhotes já saem totalmente independentes.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate