INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 

AUDIO:

  1. Ouvir
  2. Ouvir
  3. Ouvir
 

INFORMAÇÕES:

ARAPAÇU-LISO
Dendrocincla turdina (Lichtenstein, 1820)

Nome em Inglês: Plain-winged Woodcreeper

Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Subordem: Tyranni
Parvordem: Furnariida
Superfamília: Furnarioidea
Família: Dendrocolaptidae
Subfamília: Sittasominae
 

Foto: Germano Woehl J
Local: RPPN Santuário Rã-bugio – Guaramirim (SC)
Data: 22/06/2023


Som gravado por Germano Woehl Junior
Local: RPPN Santuário Rã-bugio – Guaramirim (SC)
Data: 17/11/2018



Estado de Conservação: (IUCN 3.1) Pouco Preocupante

Características
Mede de 19 a 21 cm. É um arapaçu de tamanho médio, com bico curto. Ao contrário de muitos arapaçus, a plumagem do corpo é basicamente uniforme, cor marrom-oliváceo, sem estrias claras ou pintinhas. A cauda possui tom ferrugem suave. As fêmeas costumam ser menores que os machos.

Alimentação
Ave em grande parte insetívora, alimenta-se de uma grande variedade de artrópodes. Pode, eventualmente, capturar outros tipos de presas. A espécie é frequentemente encontrada seguindo formigas-correição. Nestas correições podem-se encontrar diversos indivíduos da mesma espécie, pousados a baixa ou meia altura, capturando as presas do sub-bosque afugentadas pelas formigas. São letárgicos e podem permanecer no mesmo local observando o solo em busca de uma presa, a qual captura com um vôo rápido. Pode pousar no solo ou em galhos horizontais por alguns segundos. Também segue bandos mistos, em uma provável adaptação à relativa ausência de movimentação de formigas-correição em dias frios.

Reprodução
Como todos os arapaçus, nidifica em ocos de árvore. Em um dos ninhos estudados havia 2 ovos brancos. Os filhotes eram tratados por apenas um adulto, possivelmente a fêmea.

Hábitos
Habita o interior de florestas úmidas primárias e secundárias altas. Quando segue formigas pode também se aventurar nas bordas e clareiras. Também é encontrado em matas de galeria em cerrado, desde que com alguma conexão com matas úmidas extensas. Mais comum em altitudes mais baixas.

Distribuição geográfica
Mata Atlântica da região litorânea de Santa Catarina até a Bahia.

Agradecemos à Joel Marcos Ventura pela identificação do canto.

Vídeo do canto do ARAPAÇU-LISO que está se alimentando de insetos afugentados pelas formigas de correição.

No vídeo pode ser observado o arapaçu pegando as formigas, mas ele está apenas retirando as formigas que estão mordendo seus pés. Ele joga fora as formigas. Isso pode ser visto claramente se assistir ao vídeo em uma tela grande de TV. O movimento do bico após pegar a formiga é porque está vocalizando, emitindo um som que pode ser ouvido.


 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate