VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

Cattleya guttata

Família: Orchidaceae
Subfamília: Epidendroideae
Tribo: Epidendreae


Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Santuário Rã-bugio, Guaramirim (SC)
Data: 09/02/2018


Ameaça
Está quase extinta da natureza. Em Guaramirim (SC) pode ser encontrada na copa de árvores centenárias em matas fechadas e no jacatirão-açu (Miconia cinnamomifolia) das matas secundárias próximas de matas primárias.

Histórico
Muitos taxonomistas consideram a Cattleya tigrina e em decorrência, também a Cattleya leopoldii, sinônimos da Cattleya guttata, da qual seria apenas uma variedade de maior interesse horticultural cuja permanência como espécie autônoma é perpetuada mais por hábito dos colecionadores do que por diferenças de comprovação científica.

Em 1855, uma planta foi levada para a Europa pela firma belga Verschaffelt e descrita por Lemaire como variedade da Cattleya guttata Lindley, recebendo a denominação Cattleya leopoldi em homenagem ao rei Leopoldo I da Bélgica, um apaixonado admirador de orquídeas. Esta espécie, sabe-se hoje, é um sinônimo da Cattleya tigrina, classificada por Richard, sete anos antes. A descrição de Lemaire, por ser baseada em espécime de um orquidário comercial, recebeu muito maior divulgação que a descrição original de Richard, erro somente recentemete solucionado com o restabelecimento do nome correto devido a esta espécie.

Distribuição geográfica
Mata Atlântica do Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate