VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

ORQUÍDEA
Miltonia flavescens


Foto: Germano Woehl Junior
Local: Propriedade de Osnildo Otto, entorno da RPPN Santuário Rã-bugio – Guaramirim (SC)
Data: 02/11/2017



Foi descrita por John Lindley em 1834, como Cyrtochilum flavescens, sendo depois transferida pelo próprio Lindley para o gênero Miltonia, que ele estabeleceu em 1837, quando descreveu Miltonia spectabilis; o nome do gênero é homenagem ao inglês Charles Wentworth-Fitzwilliam (1786-1857), o Visconde de Milton.

Reichenbach transferiu a espécie para Oncidium em 1863, e em 2006 foi proposta a sua transferência para o novo gênero Irenea, nome hoje considerado sinonímia.

Características 
Trata-se de uma espécie epífita que forma grandes touceiras (veja nesta foto) de muitos pseudobulbos, reunidos a 2cm uns dos outros por substrato ramificado, lenhoso e grosso, com cerca de 1cm de diâmetro.  

A inflorescência surge em número de uma ou duas por pseudobulbo, com 40 a 50 cm de comprimento, eretas a levemente arqueadas, com 7 a 10 flores de colorido amarelo esmaecido (característica que dá nome à espécie – ‘flavescens’ vem do latim ‘flavésco’ = amarelar). Após a flor morrer, é possível observar as brácteas secas, com cerca de 3 cm de comprimento e 0,5 cm de largura, que duram vários meses na haste floral, permitindo identificar a espécie muito tempo depois da floração. 

Os pseudobulbos são ovais e longos, bastante comprimidos lateralmente, com 8 a 11 cm de comprimento, portando duas folhas apicais, lineares, e um pouco coriáceas, com medidas entre 25 e 30 cm de comprimento por 1,5 a 2 cm de largura.

As sépalas são lanceoladas e lineares, com ápice agudo; sépala dorsal e sépalas laterais são praticamente do mesmo tamanho, com 4 a 5 cm de comprimento por 0,5-0,6 cm de largura. As pétalas têm quase a mesma forma das sépalas, dando às flores um certo aspecto estrelado.

O labelo tem forma de ponta de seta, mede 3 a 4 cm de comprimento por 2 cm de largura, com margens encrespadas e ápice agudo. Apresenta duas calosidades longitudinais na base e variáveis venosidades de colorido castanho.

A coluna tem cerca de 1 cm de comprimento, é ereta, apontando para a frente da flor, e tem duas asas de margens serrilhadas, de cor geralmente marrom, com cerca de 0,2 cm de comprimento cada uma delas. São duas as polínias.

A espécie floresce na primavera. Repare na data do registro das imagens, dia 02/11.

Distribuição geográfica
Miltonia flavescens é a única espécie do gênero Miltonia que ocorre também fora do Brasil, com registros para o Paraguai e a região da Província de Missiones, na Argentina (região do ecossistema Mata Atlântica de interior). No Brasil, ocorre na em quase totalidade da mata atlântica, desde o Estado de Pernambuco até o Rio Grande do Sul.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate