INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

SOCOZINHO
Butorides striata (Linnaeus, 1758)


Família: Ardeidae

Nome em Inglês: Striated Heron

Outros nomes populares: socó-estudante, soco-í e socó-mirim (Pará), socó-mijão e socó-tripa.

Foto: Germano Woehl Junior
Local: Entorno da RPPN Santuário Rã-bugio – Guaramirim (SC)
Data: 17/02/2023

Características
Tem cerca de 36 centímetros. É inconfundível, devido às suas pernas curtas e amarelas e pelo seu andar agachado. Pode exibir um eriçado topete azulado quando agitado. O macho é igual a fêmea.

Alimentação
Alimenta-se de peixes, insetos aquáticos (imagos e larvas), caranguejos, moluscos, girinos, anfíbios adultos e répteis. Para capturar suas presas ´permanece imóvel por longos períodos, empoleirado sobre a água ou em suas proximidades.

Reprodução
Vive solitário o ano inteiro. No período reprodutivo, costuma fazer seu ninho separado das demais aves da família ou mesmo da espécie, sendo raro encontrar colônias desse socó. Não chega a desenvolver uma plumagem especial de reprodução como as garças. A íris e as pernas ficam vermelhas nessa fase. Constrói seu ninho sobre árvores ou arbustos nos brejais. Os ovos são esverdeados ou verde-azulados (às vezes brancos ou esbranquiçados), uniformes. Põe 3 ou 4 ovos por ninhada. O período de incubação é de 21 a 23 dias.
Os adultos costumam coletar o alimento da prole a grande distância do ninhal. A procriação procede geralmente no início ou no fim da estação seca, quando o alimento para as aves aquáticas é normalmente mais farto.

Hábitos
Pode ser encontrado em praticamente qualquer lugar onde haja água, tanto no interior do continente como nos manguezais. É migratório. Anda como se se esgueirasse, a passos largos e como se observasse um perigo ou uma oportunidade. Voa devagar, com o pescoço encolhido e as pernas esticadas. Para dormir, não volta a cabeça para trás, e sim mantém o bico dirigido para a frente. Costuma colocar o bico verticalmente para baixo de encontro ao peito dentre a plumagem, o qual oculta completamente. Gosta de dias chuvosos e escuros, sentindo-se à vontade tanto com espécies noturnas como diurnas.

Distribuição geográfica
Presente em todo o Brasil e nas regiões de clima quente ao redor do planeta, na América, África, Ásia, Austrália e ilhas do oeste do Oceano Pacífico. 


Agradecemos ao observador de aves Joel Marcos Ventura pela identificação.

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate