INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

BEIJA-FLOR-PRETO
Florisuga fusca (Vieillot, 1817)

Família: Trochilidae
Subfamília: Trochilinae
Nome em Inglês: Black Jacobin

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN das Araucárias Gigantes, cabeceiras do rio Itajaí, Itaiópolis, SC
Data: 19/11/2010

AMEAÇAS:
O fator de maior ameaça aos beija-flores de modo geral é a perda de hábitat, causado pela atividade antrópica que existe há séculos na Mata Atlântica. 

DESCRIÇÃO:
É um beija-flor grande, mede cerca de 12, 6 cm . A parte inferior das costas e as penas que cobrem a cauda e asas são verde dourado. A cauda é branca com a parte central negra. Nos jovens há uma faixa larga de cor castanha na garganta e a cauda é quase toda preta, somente as penas laterais são brancas. É encontrado na beira da mata, frequentemente na copa das árvores e em jardins e bananais. 

ALIMENTAÇÃO:

Os beija-flores são excelentes polinizadores, mais especificamente de bromélias e orquídeas. Muitas espécies de helicônias e hibiscos também são polinizados por essas aves. Além do néctar das plantas os beija-flores consomem insetos. 

REPRODUÇÃO:

No comportamento de corte o macho persegue a fêmea em zigue-zague e o casal fica frente a frente em vôo parado bem no alto, depois descem abrindo e fechando rapidamente as asas. O ninho é em forma de taça, feito de fibras vegetais e pedaços de teias de aranhas. A fêmea põe 2 ovos brancos e é responsável pela nidificação e alimentação dos filhotes. 

OBSERVAÇÕES:

Este beija-flor pode ser predado pelo morcego carnívoro Tonatia bidens

REFERÊNCIAS:
 
*Sick, H. 1997. Ornitologia Brasileira. Ed. Nova Fronteira. Rio de Janeiro-RJ.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate