INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

BEIJA-FLOR-DE-FRONTE-VIOLETA 
Thalurania glaucopis (Gmelin, 1788)

Família: Trochilidae
Subfamília: Trochilinae 

Nome em Inglês: Violet-capped Woodnymph

Foto Germano Woehl Junior
Local:  RPPN das Araucárias Gigantes - Cabeceiras do Rio Itajaí - Itaiópolis - Santa Catarina
Data: 10/01/2010

AMEAÇAS:
Como a maioria das aves a grande ameaça aos beija-flores é a perda de hábitat devido à fragmentação florestal e alteração da paisagem natural pela atividade antrópica.

DESCRIÇÃO:

Espécie muito conhecida e mede aproximadamente 11,1 cm. É verde brilhante com capuz azul-violeta, penas da cauda azul-aço e bico preto. As partes inferiores da fêmea são branco-sujo e as penas laterais da cauda são brancas. A fêmea também pode ter a testa com mancha cor de canela. Vive no interior na floresta, mas também é encontrado em capoeiras e jardins. 

ALIMENTAÇÃO:

Os beija-flores são excelentes polinizadores, mais especificamente de bromélias e orquídeas. Muitas espécies de helicônias e hibiscos também são polinizados por essas aves. Além do néctar das plantas os beija-flores consomem insetos. 

REPRODUÇÃO:

Na época de acasalamento o macho voa em círculos ao redor da fêmea enquanto exibe o peito brilhante. O ninho tem formato de tigela e é feito de fiapos de material macio (xaxim) e externamente enfeitado com pedaços de liquens grudados com teia de aranha. Geralmente é colocado num ramo horizontal ou forquilha de galhos. Assim como outras espécies de beija-flor, a fêmea põe 2 ovos brancos e é responsável pela nidificação e alimentação dos filhotes. 

OBSERVAÇÕES:

O coração dessa espécie chega a bater 635 vezes por minuto quando em descanso após o vôo! 

REFERÊNCIAS:
 
* Brasil 500 pássaros: www.eln.gov.br
*Sick, H. 1997. Ornitologia Brasileira. Ed. Nova Fronteira. Rio de Janeiro-RJ.

VÍDEOS:

















 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate