INTRODUÇÃO
 
 
 
 

INFORMAÇÕES:

CARACOLEIRO
Chondrohierax uncinatus (Temminck, 1822)

Nome em Inglês: Hook-billed Kite 

Outros nomes populares: gavião-caracoleiro e gavião-bico-de-gancho.

Família: Accipitridae


Foto: Joel Marcos Ventura
Local: Joinville – Santa Catarina
Data: 15/06/2014



Características
Mede de 39 a 51cm, tendo o macho 89% do tamanho da fêmea em média. Curiosa rapineira de índole fleumática, é polimórfica e tem ampla distribuição sobre áreas pantanosas e florestais. Ocorre certa variação local na forma do bico nesta espécie, decorrente da dieta predominante de certa população.

O melanismo se consiste no aumento da produção de melanina, conferindo coloração mais escura ao indivíduo. Indivíduos melânicos se associam normalmente com outros indivíduos da mesma espécie, já que o melanismo não traz doenças associadas como o albinismo.

No caso de algumas espécies de rapinantes, os indivíduos melânicos são chamados de indivíduos morfo escuro, fase escura, ou o termo em inglês “dark morph”. Nesse caso, a mutação não surge ao acaso, sendo que ela já está estabelecida. Numa mesma ninhada é possível haver indivíduos melânicos e não-melânicos. Os rapinantes “morfo escuro” apresentam essa coloração pelo resto da vida. O melanismo nesse caso dificulta a identificação das aves em campo, já que essas possuem uma coloração diferente da original e podem ser confundidas com outras espécies.

Alimentação
É predador de insetos, aranhas, lagartixas e anfíbios (pererecas), investindo a partir de poleiros fixos ou pulando de galho em galho. Sabe-se que grande parte da população desta espécie, alimenta-se principalmente de caramujos arborícolas, terrestres ou aquáticos. Retira o molusco perfurando o centro de espirais internas das conchas com seu bico fino e adunco, de maneira completamente diferente do gavião-caramujeiro (Rosthramus sociabilis). Consta que por vezes pode engolir certos moluscos inteiros, sem danificar a concha. Em Joinville (SC), Joel Marcos Ventura (autor da foto) observou este exemplar da página se alimentando de caramujo africano (Achatina fulica). A mesma observação também foi feita na área urbana de Pirajuí (SP).

Reprodução
Faz um ninho fino construído com frágeis gravetos. Estrutura geralmente localizada entre 5m e 10m do solo. Postura de 1 a 2 ovos.

Hábitos
Vive em florestas e beiras de brejos. Gosta de ficar pousado a média altura na mata para capturar suas presas. Pode ser observado circulando em voo. Habita o interior de florestas densas, principalmente em baixas altitudes, onde é encontrado geralmente sozinho ou aos pares. Localmente migratório, esse gavião congrega-se em bandos de 20 a 30 indivíduos em correntes térmicas, mas é visto usualmente só ou aos pares, empoleirando-se por longos períodos em galhos altos, ocultados por densa vegetação.

Distribuição geográfica
Ocorre nas Américas do Norte, Central e do Sul. Está presente em todo o Brasil.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate