INFORMAÇÕES GERAIS BORBOLETAS MARIPOSAS LAGARTAS CRISÁLIDAS ABELHAS, VESPAS & FORMIGAS
BESOUROS BICHO-PAU & LOUVA-DEUS ARANHAS MOLUSCOS CRUSTÁCEOS OUTROS INVERTEBRADOS
 
 
 
 

INFORMAÇÕES:

BARATA D'ÁGUA ou BARATA DE ÁGUA  - Giant Water Bug
Lethocerus sp.

Classe: Insecta
Subclasse: Pterygota
Infraclasse: Neoptera
Ordem: Hemiptera
Família: Belostomatidae


Foto: Germano Woehl Junior
Local: Serra do Mar – Centro Interpertativo da Mata Atlântica - Jaraguá do Sul, Santa Catarina
Data: 27/12/2013


O termo barata-d'água ou barata-de-água é a designação comum a todas as espécies de insetos aquáticos, hemípteros, da família Belostomatidae. Apesar do seu nome vulgar, não são baratas, no sentido estrito, são na verdade grandes "barbeiros" aquáticos, sendo também conhecidos pelos nomes de arauemboia, bota-mesa, pica-dedo e escorpião-d'água / escorpião-de-água.

Características
Tais insetos têm até 10,5 cm de comprimento, corpo largo e chato, com a coloração castanha e asas acinzentadas para camuflagem, pernas anteriores adaptadas a agarrar suas presas e pernas posteriores achatadas, próprias para a natação, embora não sejam bons nadadores.

Alimentação
É um inseto predador de girinos, caramujos, lesmas, anfíbios adultos (rãzinhas), pequenos peixes e outros insetos, sugando seus líquidos orgânicos. Geralmente caçam durante a noite. Para conseguirem comer as suas presas, as baratas-d'água agarram as suas "vítimas" com as patas dianteiras e injetam uma poderosa saliva digestiva que dissolve o interior da sua presa.

Reprodução
As baratas-d'água podem sair de seu habitat a noite para se acasalarem. Para atrair as fêmeas, os machos fazem uma série de movimentos periódicos perto da superfície da água, o que gera ondulações na água. Acredita-se que por serem animais que evoluíram orientando-se pelas estrelas, costumam ser atraídas por luzes brilhantes, o que faz com que se desorientem, voem em espiral e depois morram de exaustão. Por isso, é comum aparecerem baratas-d'água mortas embaixo de postes de luz. A cópula ocorre durante a primavera e os ovos são postos em plantas aquáticas ou em matéria vegetal em decomposição. Em algumas espécies, as fêmeas depositam os ovos sobre as costas dos machos, junto com um líquido de grande poder adesivo, obrigando-os a carregar os ovos até a eclosão.


Agradecemos ao Caio Feltrin pela ajuda na identificação.


Vídeo da barata da água predando um girino

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate