Informações Gerais Borboletas Mariposas Lagartas Crisálidas
Abelhas, Vespas & Formigas Besouros Bicho-pau e Louva-deus Aranhas Moluscos
Crustáceos Moscas Percevejos Outros invertebrados  
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 

AUDIO:

  1. Ouvir
 

INFORMAÇÕES:

CARACOL DA MATA ATLÂNTICA – Rainforest land snail 
Plekocheilus aff. rhodocheilus

Filo: Mollusca
Classe: Gastropoda
Subclasse: Orthogastropoda
Ordem: Pulmonata
Subordem: Stylommatophora 
Superfamília: Orthalicoidea
Família: Amphibulimidae

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN das Araucárias Gigantes - Itaiópolis – Santa Catarina
Data: 16/11/2013

Este caracol foi encontrado à noite sobre a serrapilheira (folhas secas em decomposição) no meio da mata preservada e estava com sinais de que foi atacado por um predador. A concha apresentava fraturas e perfurações (veja em uma das imagens da galeria), provavelmente causada pelos dentes do predador. Emitia um som, em alta frequência, parecido com um assobio, ao ser tocado. Ouça o som do caracol, clique em OUVIR . Além disso, secretava uma substância alaranjada (veja nas fotos da galeria). Provavelmente, são mecanismos de defesa contra predadores, já que pelas evidências tinha acabado de sofrer um ataque. Esta observação foi publicado na revista científica inglesa Journal of Molluscan Studies 

RESEARCH NOTE
Abraham S. H. Breure, 2014. The sound of a snail: two cases of acoustic defence in gastropods. Journal of Molluscan Studies (2014) 1–4. doi:10.1093/mollus/eyu079


Características
As diversas espécies de caracóis se distinguem especialmente pela concha que é, na verdade, o esqueleto externo do animal. Essa concha é feita de calcário, e pesa pouco mais de um terço do peso total.

Os caracóis não têm audição e utilizam especialmente os sentidos do tato e do olfato que se situam em todo o corpo mas principalmente nas antenas menores já que pouco enxergam com os olhos situados nas pontas das antenas maiores. 

Ao lado da boca fica o aparelho genital e a entrada e saída do ar dos pulmões, o pneumóstoma, que fica embaixo da concha. 

É comum encontrarmos caracóis terrestres nos jardins, hortas e pomares, pois eles se alimentam de diversos tipos de plantas. As poucas espécies carnívoras alimentam-se de minhocas ou de outros caracóis e lesmas. Os caracóis terrestres são encontrados em ambientes de solo úmido, não encharcado e são difíceis de ser observados durante o dia, uma vez que grande parte de suas atividades ocorrem durante a noite. 

Reprodução
Os caracóis são animais hermafroditas incompletos, ou seja, cada um possui os 2 sexos, mas precisam de um parceiro para realizar a cópula ou acasalamento e a fecundação.

Eles formam casais e copulam em média 4 vezes por ano num contato que pode durar até 10 horas. A gestação dura cerca de 16 dias quando então cada parceiro procura um lugar úmido, limpam a superfície e cavam com a cabeça de 5 a 10 cm para aí colocarem os ovos. Cada um deposita, em média, 100 a 300 ovos dependendo da espécie.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate