VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

FUNGO PARASITA
Cordyceps sp.


Reino: Fungi
Filo: Ascomycota
Subfilo: Pezizomycotina
Classe: Sordariomycetes
Ordem: Hypocreales
Família: Clavicipitaceae 


Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Santuário Rã-bugio - Itaiópolis - Santa Catarina
Data: 28/10/2013


A imagem mostra o fungo Cordyceps sp. parasitando uma mariposa

Cordyceps é um gênero de fungo ascomiceto que inclui cerca de 400 espécies descritas. Todas as espécies são endoparasitóides, principalmente de insetos e outros artrópodes (são, portanto, fungos entomopatogênicos), alguns são parasitas de outros fungos. As espécies mais conhecidas do gênero é a Cordyceps sinensis, registrado pela primeira vez no Tibet no século 15. Também é conhecido como fungo de lagarta e é comumente considerado um cogumelo medicinal na medicina tradicional chinesa e na medicina tibetana tradicional. Seu papel na natureza é muito importante porque controla a população de insetos

Cordyceps em lagartas
Uma vez que parte do micélio vegetativo do fungo, invade e substitui os tecidos de sua vítima (formiga,lagarta), uma longa lista de estroma começa a crescer a partir do corpo deste(uma frutificação alongada que pode ser cilíndrica, ramificada, ou de forma complexa). O estroma tem muitos peritécios pequenos em forma de balão, estes, por sua vez, contêm os ascósporos, que normalmente quebram em fragmentos. Depois de algumas semanas, o estroma começa a liberação de esporos e muitos insetos ficarão infectados.

Cordyceps em uma formiga
Algumas espécies de Cordyceps são capazes de afetar o comportamento de seus insetos hospedeiros, o Cordyceps unilateralis obriga as formigas a subirem e anexarem-se em uma planta antes de morrer. Isso garante o ambiente com umidade e temperatura ideais ao parasito e a distribuição máxima dos esporos que brota para fora do corpo do inseto morto, como a imagem desta mariposa, registrada na Mata Atlântica da RPPN Santuário Rã-bugio, em Guaramirim - Santa Catarina.

Este fungo pode realmente causar o desaparecimento de uma colônia inteira de formigas, por isso normalmente ao ter alguns sintomas, a formiga infectada é imediatamente expulsa do ninho por uma outra que se muda para uma distância segura.




Agradecemos ao biólogo Caio Feltrin pela ajuda na identificação
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate