INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

JURITI-GEMEDEIRA
Leptotila rufaxilla (Richard & Bernard, 1792)

Família: Columbidae

Nome em Inglês: Gray-fronted Dove

Outros nomes populares: Gemedeira, Roncadeira e Juriti.

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajaí - Itaiópolis - Santa Catarina
Data: 06/03/2011

Características
Mede aproximadamente 28 cm de comprimento. Distingue-se da ROLA (Leptotila verreauxi) por ter a fronte esbranquiçada, também tendo nuca e peito levemente rosadas. A ausência da coloração azulada nas regiões da nuca e costas são um dos principais fatores para distinguir esta espécie de Leptotila verreauxi. Outra forma de identificação é pelo canto. Tomando por base o fato de que os intervalos entre os cantos destas espécies são distintos, estando o intervalo de Leptotila verreauxi em torno de 9 ou 10 (vocalizando “pu pu”) e o de Leptotila rufaxilla em torno de 5 segundos (vocalizando “pu”).

Alimentação
Assim como grande parte de todos os columbiformes, é granívora e frugívora, se alimentado de grãos, sementes de canjarana (Cabralea canjerana) por exemplo, frutas e vegetais.

Reprodução
Faz ninho típico de pombinhas constituído de galhos e gravetos reforçados por fezes localizado a pouca altura (1,5 m) na borda da floresta. Põe dois ovos brancos.

Hábitos
Ao contrário de sua congênere, é mais florestal, preferindo o sub-bosque fechado e denso de matas secundárias, matas mesófilas, matas secas, matas subtropicais, matas de araucária, matas ciliares e Mata Atlântica de encosta e da baixada litorânea.

Distribuição geográfica
Na Mata Atlântica e Floresta Amazônica de parte do Brasil e também da Venezuela ao Uruguai. 


Agradecemos ao Joel Marcos Ventura, de Joinville (SC), pela ajuda na identificação.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate