INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

TESOURINHA-DA-MATA
Phibalura flavirostris (Vieillot, 1816)


Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
SubOrdem: Tyranni
Parvordem: Tyrannida
Superfamília: Cotingoidea
Família: Cotingidae
Subfamília: Cotinginae

Nome em Inglês: Swallow-tailed Cotinga

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajai - Itaiópolis - Santa Catarina
Data: 07/07/2013


Alimentação
Alimenta-se de pequenos frutos do mato e de insetos voadores. Aprecia particularmente os frutos da erva de passarinho.

Reprodução
Faz o ninho em pequenas colônias, em árvores separadas mas próximas uma da outra (menos de 100 m). Não tem preferência para tipo de árvore, já foram vistos ninhos em araucaria, pinho bravo e até em arvore baixa, seca. O ninho é feito exclusivamente de liquens e musgos, naturalmente presente nos galhos e troncos. Por isso é difícil identificar o ninho. Nem sempre o ninho fica nas alturas, já foi encontrado um ninho a 3 m do chão. Por ninho são criados um ou dois filhotes. Os pais cuidam dos filhotes se revezando, um cuidando do ninho ou simplesmente vigiando a alguns metros (quando os filhotes têm a partir de 10 dias) quando o outro busca comida. Desde os primeiros dias os filhotes são alimentados com insetos, larvas e pequenos frutos do mato (como frutos de hera e de erva de passarinho). Os filhotes saem do ninho muito imaturos, bem menores que os pais e com plumagem curta, de coloração preto e branco, com pouco amarelo. Precisam ainda da ajuda dos pais durante certo tempo.

Hábitos
Fora da época da reprodução, anda em bando. Tem registro de um bando de 8 indivíduos (Pousada 3 Pinheiros em Campos do Jordão).

Distribuição geográfica
É uma ave da Mata Atlântica de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espirito Santo e Bahia.


Agradecemos ao fotógrafo Rudimar Cipriani pela identificação da espécie.



 

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate