Fotos e vídeos: Germano Woehl Junior Local: RPPN Santuário Rã-bugio – Guaramirim - Santa Catarina Data: 05/01/2011
Características É conhecido também como TAMUATÁ. O corpo é revestido por duas séries de pequenas placas ósseas verticais (daí o nome "CASCUDO"). Pode atingir o tamanho de 20 cm.
Hábitat Hábita lagoas temporárias, às margens de rios e riachos.
Comportamento Esta espécie de cascudo é conhecida por apresentar um comportamento muito interessante de sair da água e se mover por terra durante a estação seca, quando as lagoas temporárias secam. Na RPPN Santuário Rã-bugio, em Guaramirim, já observamos algumas vezes mudar de lagoa quando esta seca.
Outra característica: esta espécie de peixe engole o ar atmosférico emergindo frequentemente na superfície da água (dá para ver este comportamento no segundo vídeo abaixo) e o oxigênio é extraído através da mucosa de diferentes regiões do trato digestivo.
Captura as presas no período noturno e durante o dia bate com frequência na superfície da água (espirrando água) quando emerge para engolir ar atmosférico.
Reprodução Desova em espuma flutuante, conforme mostram os vídeos abaixo. Apresenta um crescimento muito lento.
Alimentação Girinos, pequenos peixes, insetos aquáticos, detritos, plantas. Alimenta-se no período noturno.
Distribuição geográfica Brasil (Mata Atlântica e Floresta Amazônica), Venezuela, Guiana, Paraguai, Peru e Bolivia.
Referência The fishes of the Stanford expedition to Brazil, by Edwin Chapin Starks. .. with fifteen plates. .. Stanford, University, Cal., The University, 1913. p. 39. Series: Leland Stanford Junior University publications. University series - Biodiversity Heritage Library http://www.biodiversitylibrary.org/title/13885#page/9/mode/1up