INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 

AUDIO:

  1. Ouvir
  2. Ouvir
  3. Ouvir
 

INFORMAÇÕES:

GAVIÃO-DE-PENACHO - Jovem
Spizaetus ornatos (Daudin, 1800)

Classe: Aves
Ordem: Accipitriformes
Família: Accipitridae
Nome em Inglês: Ornate Hawk-Eagle

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Odir Zanelatto (cabeceiras do rio Itajaí) - Itaiópolis - Santa Catarina
Data: 12/08/2013

Gravação do canto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Odir Zanelatto (cabeceiras do rio Itajaí) - Itaiópolis - Santa Catarina 
Data: 07/07/2013


Ameaças
Está na lista oficial do IBAMA como espécie ameaçada de extinção na Mata Atlântica. Esta espécie se reproduz a cada três anos e tem apenas 1 filhote, por isso está muito ameaçada de extinção.

Características
O gavião-de-penacho é uma ave de grande porte, medindo de 58 a 67 centímetros. Os machos podem pesar cerca de um quilo e as fêmeas, um quilo e meio. Em sua coroa possui um conjunto de penas que medem até 10 centímetros e formam um penacho preto. As laterais da cabeça, nuca e peito são castanho-avermelhadas, com a garganta, o ventre e os flancos brancos, com barras irregulares negras. O dorso e as asas são marrom-pardacentos, quase negros. Suas canelas são emplumadas e a cauda longa apresenta três barras cinza-pardacentas. É conhecido também como apacamim.

Alimentação
Alimenta-se de várias espécies de aves, como gralha-amarela, papagaios, maitacas, tucanos, cracídeos, macucos, inhambus, urus e pombas. Depois das aves, são os mamíferos as presas mais frequentes: gambás, serelepes, quatis e porcos-espinho. Répteis, como grandes lagartos, também fazem parte de sua dieta.

Reprodução
Realiza vôos de acasalamento um ou dois meses antes do início da postura dos ovos, quando a fêmea permanece em poleiros nas proximidades do ninho, construído no topo de árvores com alturas que variam de 16 a 30 metros, normalmente em bifurcação primária ou secundária, é uma imensa plataforma de galhos secos que ultrapassam 1 metro de comprimento e largura.. No Brasil, a época reprodutiva se inicia em agosto com os trabalhos de retoque do ninho. A postura é de único ovo, sendo incubado durante 48 a 51 dias. A fêmea fica responsável pela incubação no ninho sendo alimentada pelo macho, como acontece com outras espécies do gênero e outras águias de grande porte. O filhote abandona o ninho com mais de 80 dias, mas permanece no sítio reprodutivo e dependendo dos pais por, cerca de 15 meses, fazendo com que haja um intervalo de dois ou três anos entre uma reprodução e outra.

Hábitos
É um gavião encontrado em florestas com alto grau de conservação ou com pouca alteração causada pelo homem. Também pode ser encontrado em clareiras, próximo de rios ou da borda da floresta. Como o gavião-de-penacho é uma espécie que vive a maior parte do tempo dentro da floresta, é ali também que vai caçar. Geralmente utiliza poleiros altos para observar a paisagem, e quando avista a possível presa, vôa em sua direção e a captura com suas fortes garras, sem lhe dar a mínima chance de fuga.

Distribuição Geográfica
Todo o Brasil e também do México à Argentina.

Vídeos do Gavião-de-penacho

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate