Informações Gerais Borboletas Mariposas Lagartas Crisálidas
Abelhas, Vespas & Formigas Besouros Bicho-pau e Louva-deus Aranhas Moluscos
Crustáceos Moscas Percevejos Outros invertebrados  
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

CARACOL DA MATA ATLÂNTICA – Land Snail
Mirinaba erythrosoma (Pilsbry, 1895)

Filo: Mollusca
Classe: Gastropoda
Subclasse: Orthogastropoda
Ordem: Pulmonata
Subordem: Stylommatophora
Superfamília: Acavoidea
Família: Strophochelidae
Subfamília: Strophocheilinae

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Raso do Mandi - Itaiópolis, Santa Catarina - Cabeceiras do rio Itajaí
Data: 29/03/2013

A concha é uma formação de carbonato de cálcio encerrado numa rede protéica secretada pelo molusco que funciona como um esqueleto protegendo o corpo mole do animal.

Gastrópodes é a classe dos moluscos que possuem conchas em espiral; são os conhecidos caramujos, caracóis, búzios e tantas outras denominações populares. As lesmas de jardim e as lesmas do mar (ambas sem concha) também estão incluídas nesta classe.

O termo CARAMUJO só corresponde às espécies gastrópodes aquáticas (marinhas e/ou de água doce/ límnicas), enquanto que o termo CARACOL é o correto para designar espécies terrestres (terrícolas e/ou arborícolas).

Distribuição geográfica
Mata Atlântica de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo

Curiosidades 
Extraído do site Conquiliologistas do Brasil 

De que são feitas as conchas?
As conchas, que servem de proteção para vários animais, principalmente os moluscos, são estruturas complexas formadas basicamente de carbonato de cálcio (CaCO3). Nos moluscos existem três substâncias que compoem a concha: a camada externa é formada por uma substância chamada de conchiolina, uma camada intermediária de calcita e uma camada de carbonato de cálcio.

O sangue dos moluscos é rico em uma forma líquida de cálcio. O cálcio é retirado não só da sua alimentação mas também absorvido diretamente da água do mar pela pele do animal. O órgão que forma a concha é chamado de manto, um tecido delgado que fica em contato direto com a parte interna da concha. O manto concentra o cálcio em áreas onde pode ser separado do sangue, formando cristais de carbonato de cálcio que secretados junto a uma matriz orgânica vão formando lentamente a concha.

Agradecemos ao Geógrafo Aisur Ignacio Agudo Padrón pela identificação da espécie e informações

Referências
AGUDO-PADRÓN, A.I. 2008. Listagem sistemática dos moluscos continentais ocorrentes no Estado de Santa Catarina, Brasil (Systematic list of freshwater and land molluscs of Santa Catarina State, Brazil). Comunicaciones de la Sociedad Malacológica del Uruguay, Montevideo, 9(91): 147-179. Available online at: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=52412049003

GOMES, S.R. 2009. Lesma, semi-lesma ou caracol ?. Informativo SBMA, Rio de Janeiro, 40(168): 6-7. Disponível em: http://sbmalacologia.com.br/wp-content/uploads/2012/01/Info-40-168.pdf
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate