VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

TABOCUVA
Pera glabrata

Família: Euphorbiaceae

Sinônimo: Pera obovata 

Outros nomes populares: Seca-ligeiro (SC), Tamanqueiro (SP), Pau-de-tamanco

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN das Araucárias Gigantes - Itaiópolis – Santa Catarina
Data: 16/08/2013

Ecologia
Produz grande quantidade de sementes e constitui-se em fonte alimentar para elevado número de espécies animais. É uma planta dioica e apresenta floração massiva. Os indivíduos (árvores) masculinos e femininos florescem sincronicamente, nas mesmas épocas do ano.  As flores dos dois sexos são pequenas, involucradas, amarelas e de antese diurna. As flores masculinas apresentam néctar e emitem odor adocicado, e as femininas não oferecem recursos perceptíveis aos visitantes florais. Um estudo cientifico revelou que as flores foram visitadas por 32 espécies de insetos (Diptera e Hymenoptera) de pequeno porte. Ocorre a formação de frutos e sementes por autogamia. Foram identificadas 25 espécies de aves visitando indivíduos com frutos maduros, das quais 16 ingeriram as sementes ariladas. Pera glabrata é autogâmica, com síndrome de polinização por diversos pequenos insetos e com dispersão ornitocórica de suas sementes.

Distribuição geográfica
Mata Atlântica do Rio de Janeiro e Minas Gerais até Santa Catarina, no cerrado e floresta latifoliada semidecídua. 

Referências
Juliana Ribeirão de Freitas; Rodolfo Antônio de Figueiredo; Igor Chiosini de Nadai; Lucas Hardman Aspectos da ecologia reprodutiva de Pera glabrata (Schott) Poepp. ex Baill. (Euphorbiaceae) em uma área de Cerrado no estado de São Paulo - Revista Árvore, vol.35 no.6 Viçosa Nov./Dec. 2011
 

Agradecemos ao Eng. Florestal Dr. Christopher Thomas Blum, Curador do Herbário Escola de Florestas Curitiba (EFC), Universidade Federal do Paraná (UFPR), pela identificação.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate