INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

CABEÇUDO
Leptopogon amaurocephalus (Tschudi, 1846)

Família: Rhynchocyclidae
Subfamília: Pipromorphinae
Nome em Inglês: Sepia-capped Flycatcher

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Santuário Rã-bugio – Guaramirim - SC
Data: 04/11/2016

Características
Quando pousa ereto ou levemente inclinado para cima, aumenta a ilusão de que a cabeça é desproporcional ao corpo, razão para o nome comum em outras partes do Brasil. Pousado, levanta com frequência somente uma das asas.

Alimentação
Caça insetos em vôo ou embaixo de folhas, saindo do poleiro e apanhando a presa. Não costuma retornar ao ponto de pouso, indo comer em outro galho e seguindo a patrulha do interior da mata continuamente.

Reprodução
Constrói um dos ninhos mais elaborados entre as aves. É uma grande massa de material vegetal, dependurada em raízes de árvores tombadas ou em barrancos. Veja a imagem do ninho construído na RPPN Santuário Rã-bugio: Foto 1 e Foto 2.  Arredondada, a parte externa é feita de restos de folhas, filamentos de fungos, musgos e paina, tudo trançado com cuidado e parecendo uma maçaroca natural, não um ninho. A entrada é lateral, com uma proteção superior, enquanto o ninho propriamente dito é feito de filamentos de paina. Muito compacto, é construído durante um mês, apresentando grande resistência aos elementos. Fica desde poucos centímetros do chão até alguns metros de altura.

Hábitos
Vive solitário ou em casais. Não é observado em áreas abertas ou fora da vegetação densa. Gosta de pousar nos cipós e galhos finos, em áreas expostas da parte interna da mata. Pousado, levanta com frequência somente uma das asas.

Distribuição Geográfica
Ocorre praticamente em todo o Brasil, sendo mais comum na Mata Atlântica, na região Sul e Sudeste do Brasil. 

Vídeo: cabeçudo levando comida para os filhotes
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate