INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

TICO-TICO-DO-CAMPO
Ammodramus humeralis (Bosc, 1792)

Família: Emberizidae
Nome em Inglês: Grassland Sparrow

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN das Araucárias Gigantes (nascentes do rio Itajaí) - Itaiópolis - SC
Data: 22/09/2022


Características
Mede cerca de 13 centímetros de comprimento. O forte amarelo superciliar é a melhor característica para identificá-lo. Também possui o encontro da asa com o mesmo amarelo vivo, mas essa área, muitas vezes, fica escondida pelas penas do corpo. Também conhecido como tico-tico-rato.

Alimentação
Alimenta-se basicamente de sementes, mas também apanha pequenos insetos.

Reprodução
O ninho tem a forma de uma tigela rasa e é construído diretamente no chão. Os ovos são azulados. No período reprodutivo fica mais visível, pousando em locais expostos para cantar.

Hábitos
Vive em campos secos com gramíneas, cerrados, terrenos cultivados e locais com moitas de capim alto. Na RPPN das Araucárias Gigantes, em Itaiópolis (SC), costuma cantar empoleirado em locais bem alto sobre os fios da rede elétrica no entorno, em áreas de cultivo de fumo, milho e soja (observação feita na última semana de dezembro/2012). Os vídeos abaixo mostram o tico-tico-do-campo cantando e fazendo a higienização das penas. 

É uma espécie muito mais ouvida do que vista. Corre e pula silenciosamente por entre as gramíneas, o que justifica seu outro nome popular tico-tico-rato. Na época de reprodução forma casais que estabelecem um território muito bem defendido. Devido aos seus hábitos campestres esta espécie vem aumentando sua distribuição espacial com o avanço do desmatamento, especialmente na região amazônica.

Assustado, muitas vezes corre pelo chão entre as folhas e não voa, parecendo um ratinho, dando origem ao nome comum mais difundido no país. Se é perseguido, voa para logo pousar novamente entre as gramíneas, fora da vista.

Distribuição Geográfica
Ocorre em praticamente todo o Brasil e nos demais países da América do Sul, exceto Equador e Chile.

Canto do tico-tico-do-campo
 









 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate