INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

CHOQUINHA-DUBLÊ
Drymophila rubricollis (Bertoni, 1901) 

Família: Thamnophilidae
Subfamília: Thamnophilinae 

Também conhecida como  trovoada-de-bertoni

Nome em Inglês: Bertoni's Antbird


Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Corredeiras do Rio Itajai - Itaiópolis – SC
Data: 16/02/2021


Ameaças
De modo geral as aves desta família (Thamnophilidae) vivem no sub-bosque da floresta, em um micro-hábitat bem particular. Portanto, a destruição e fragmentação da Floresta Atlântica podem afetar a espécie que é dependente da integridade desses micro-ambientes para sobreviver.

Descrição
Tamanho: 14 cm.

Hábitos
Vive no sub-bosque de florestas primárias ou secundárias da Mata Atlântica muitas vezes associado a taquarais, emaranhados de cipó e clareiras. 

Alimentação
Come artrópodes em geral: aranhas, opiliões, centopéias e lacraias, lagartas de insetos. Costuma seguir formigas de correição para se alimentar de outros insetos que elas espantam. 

Distribuição Geográfica
É endêmica da Mata Atlântica do Norte de Santa Catarina, sudeste do Brasil, (extremo sudeste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e centro-leste de São Paulo para o sul até o oeste e o centro do Paraná e extremo norte do Rio Grande do Sul), leste do Paraguai (Canindeyú, Alto Paraná, Caazapá) e extremo nordeste da Argentina (norte da Província de Missiones com o ecossistema de Mata Atlântica de interior)

Referências
* Rajão, H. e Cerqueira, R. 2006. Distribuição altitudinal e simpatria das aves do gênero Drymophila Swainson (Passeriformes, Thamnophilidae) na Mata Atlântica. Revista Brasileira de Zoologia 23 (3): 597–607. 
* Sick, H. 1997. Ornitologia Brasileira. Ed Nova Fronteira. Rio de Janeiro-RJ.

Agradecemos ao fotógrafo Rudimar Cipriani pela identificação da espéci
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate