VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

CANINANA - chicken snake - yellow rat snake - serpiente tigre
Spilotes pullatus

Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Serpentes
Família: Colubridae
Subfamíla: Colubrinae 


Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Corredeiras do rio Itajai - Itaiópolis - Santa Catarina
Data: 03/03/2014

Características
Pode chegar até de 3 metros de comprimento, dentição áglifa, sem dentes injetores de veneno (não peçonhenta). É uma das maiores cobras da Mata Atlântica.

Reprodução
A caninana é uma serpente ovípara e produz em média oito ovos que podem estar distribuídos igualmente ou não entre os ovários. Os ovos postos na primavera são incubados em média por 73 dias e a eclosão ocorre durante o verão. A cópula ocorre durante o inverno, na metade final da estação. No acasalamento, existe um ritual de combate entre os machos.

Ecologia
Ativa durante o dia, é terrestre e arborícola (sobe em árvores), tem grande habilidade, tanto no chão como em árvores. Alimenta-se de ratos, preás, cuícas, aves adultas e filhotes (predados nos ninhos), rãs, lagartos, morcegos, cobras menores entre outros vertebrados.

Distribuição geográfica
Ocorre na Mata Atlântica e Cerrado. Em Santa Catarina ocorre somente nas regiões da Serra do Mar e vale do rio Itajaí, nas áreas de Mata Atlântica densa (não ocorre nas regiões frias de Matas de Araucárias, no planalto). A distribuição geográfica das diversas subespécies estende-se desde a América do Sul até a América Central. 

 Vídeos da caninana tentando subir no telhado da nossa casa para acessar os ninhos das andorinhas









 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate