VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

OLHO-DE-CABRA
Ormosia arborea

Família: Fabaceae

Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Taipa do Rio Itajaí - Itaiópolis - SC
Data: 10/11/2010


É uma árvore desconhecida para a maioria das pessoas, mas sua semente é uma das mais chamativas da Mata Atlântica. É uma árvore muito cobiçada pelo homem não exatamente pela beleza das sementes, mas para ser abatida pela qualidade da madeira. 

Outros nomes populares em Santa Catarina: coronheiro, pau-ripa

Já produzi centenas de mudas, o que é muito fácil, mas apenas uma das mudas transplantadas sobreviveu na RPPN Santuário Rã-bugio, em Guaramirim, região onde também ocorre a espécie. Apresenta um crescimento extremamente lento. Creio que vai levar décadas para atingir a fase adulta, talvez até mais de 100 anos, se sobreviver, porque têm exigido um cuidado constante nos últimos 16 anos e ainda não passou de 30 cm de altura. Está muito doente. Parece querer nos enviar uma mensagem de que na natureza não é possível reconstituir aquilo que foi destruído e que todo o nosso esforço deve ser no sentido de salvar o que ainda resta, ou seja, proteger as árvores adultas, que já estão aí e não precisamos esperar 200 ou 300 anos para saber se uma mudinha plantada hoje irá vingar.

Um dos dispersores destas sementes é o jacu, que é atraído, ou melhor, enganado pelo colorido das sementes, achando tratar-se de um apetitoso fruto maduro e enche sua moela com estas sementes duras, que acabam não lhe nutrindo. Esta estratégia das árvores enganarem os dispersores com sementes coloridas não é rara. A semente, que é extremamente dura, ao passar pelo aparelho digestivo da ave acaba sofrendo ruptura da casca protetora (quebra de dormência) e assim a água penetra e dispara o processo germinativo. 

Enquanto coletávamos algumas sementes para mostrar para os estudantes nas atividades de educação ambiental observamos algumas sementes parcialmente roídas, certamente por ratos silvestres. Algumas destas sementes estavam germinando. Assim, deduzimos que estes animais podem também ser dispersores importantes desta árvore, já que eles estocam as sementes longe da árvore mãe e devem perder algumas sementes com a casca parcialmente roída no meio das folhas secas.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate