INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

MACURU
Nonnula rubecula (Spix, 1824)

Família: Bucconidae
Nome em Inglês: Rusty-breasted Nunlet

Foto: Germano Woehl Junior
Local: Araquari SC
Data: 12/11/2022

Características
Mede 14 cm. A plumagem é macia e fofa, o que simula um corpo maior do que realmente possui. Possui pequena mancha branca na face, próxima aos olhos,

Alimentação
Alimenta-se de insetos e suas larvas e pequenos artrópodes.

Reprodução
Para nidificar cava uma galeria em solo acidentado ou barrancos, dando em uma câmara incubatória que é forrada com um pouco de capim e folhas secas, onde põe 2 a 3 ovos brancos e brilhantes. Nidifica também em ocos de árvores.

Hábitos
Vive no meio da mata preservada, no extrato médio. Habita matas de terra firme, matas de várzeas, matas ciliares, bordas de matas secas, matas secundárias e taquarais. Encontrado solitário ou em pares, sendo calado, passando facilmente desapercebido. Acompanha bandos mistos. Quando molestado bate a mandíbula.

Distribuição Geográfica
Ocorre da Venezuela aos rios Negros, Juruá e Tapajós, Goiás, leste do Brasil ( de Minas Gerais e Bahia a Santa Catarina (Planalto, Serra do Mar e vale do Rio Itajaí); também no Piauí e Maranhão, Paraguai e Argentina ( Missiones ); Também no Suriname, Amapá e norte do Pará. Clique aqui para ver a foto do macuru tirada na RPPN Corredeiras do Rio Itajai, em Itaiópolis SC.

Status de conservação
É considerada rara em Santa Catarina devido ao desmatamento, a principal ameaça. LC ( IUCN ).

Agradecemos ao fotógrafo Rudimar Cipriani pela identificação da espécie.
 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate