INTRODUÇÃO
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

GUAXE
Cacicus haemorrhous (Linnaeus, 1766)

Família: Icteridae
Nome em Inglês: Red-rumped Cacique


Foto: Germano Woehl Junior
Local: RPPN Santuário Rã-bugio - Guaramirim SC
Data: 31/07/2023


Ameaças
Por ser uma ave bonita, e com repertório vocal bastante variado sofre ameaças do aprisionamento em cativeiro, que apesar de constituir crime federal pela Lei de Crimes Ambientais ( Lei 9.605/98) ocorre com muitas espécies de aves na região norte de Santa Catarina. Além disso, a destruição das florestas afeta a espécie pois acaba diminuindo a oferta de alimento e locais adequados para reprodução. 

DESCRIÇÃO:
Tamanho: 27 a 29,5 cm macho e 21,5 a 24 cm fêmea. Coloração preta brilhante, com uma mancha vermelha na parte superior da cauda, íris azul e bico amarelo-esverdeado claro. Habita bordas de florestas úmidas, florestas de mata mais seca , matas de galeria e capoeiras. 

Reprodução

Essa espécie é poligínica (um macho tem varias fêmeas) e costuma nidificar em colônias, o que garante maior proteção dos filhotes. O número de ninhos por árvore é variável e já foram encontrados 59 ninhos em uma única árvore. As fêmeas constroem seus ninhos com fibras de material vegetal e geralmente os fixam em locais baixos próximos da água, árvores no interior da mata ou mesmo em palmeiras na borda da floresta. Existe hierarquia em relação à posição dos ninhos na colônia. As fêmeas dominantes ficam com os ninhos nas posições mais protegidas da árvore enquanto as mais novas colocam seus ninhos nas bordas. São postos 2 ovos brancos com pontos roxos e avermelhados. 

Alimentação
Alimenta-se de frutos, como por exemplo da erva-de-passarinho e até limão-cravo (assista ao vídeo abaixo), alem de insetos em geral.

Observações
É comum encontrar nos filhotes dos guaxos larvas de moscas (bernes) e vermes, provavelmente difundidos devido ao comportamento colonial da espécie.

Vídeos do Guaxe (Cacicus haemorrhous)



Guaxe se alimentando de limão-cravo


REFERÊNCIAS:
 
* Brasil 500 Pássaros: www.eln.gov.br/Pass500 
* Sick, H. 1997. Ornitologia Brasileira. Ed Nova Fronteira. Rio de Janeiro-RJ.

 
fepema weg frbl johnsonejohnson bvs&a governo_sc avina brazil_foundation celesc prefeitura_jaragua cmdca Doacao Donate