Informações Gerais Borboletas Mariposas Lagartas Crisálidas
Abelhas, Vespas & Formigas Besouros Bicho-pau e Louva-deus Aranhas Moluscos
Crustáceos Moscas Percevejos Outros invertebrados  
 
 
 

VER GALERIA DE FOTOS

 
 

INFORMAÇÕES:

ARANHA CARANGUEJEIRA
Tekoapora wacketi (Mello-Leitão, 1923)


Filo Arthropoda (Artrópodes)
Subfilo: Chelicerata (Artrópodes com Quelíceras)
Classe: Arachnida (Aracnídeos)
Ordem: Araneae (Aranhas)
Subordem: Mygalomorphae (subordem das caranguejeiras e aranhas-de-alçapão)
Superfamília: Avicularioidea
Família: Theraphosidae (família das caranguejeiras)
Subfamília: Theraphosinae
Tribo: Theraphosini
Gênero: Tekoapora


Foto: Germano Woehl Jr
Local: RPPN das Araucárias Gigantes – Itaiópolis SC
Data: 15/12/2022


Características
É a maior aranha da Mata Atlântica, podendo atingir 12 cm de comprimento. Diferente da maioria das aranhas, a caranguejeira possui seu par de quelíseras viradas para baixo, diferente das outras aranhas que apresentam o par de quelíceras na lateral. Não são aranhas agressivas e nem venenosas, porém, se incomodadas, podem soltar pelos urticantes, mais somente no caso de vida ou morte. Mesmo assim, por falta de conhecimento e desrespeito à vida, é impiedosamente morta quando encontrada.

Reprodução
A reprodução ocorre através do acasalamento, quando o macho introduz espermas na fêmea. A fêmea bota em um casulo de teia de forma redonda chamada ovoteca, 50 a 200 ovos. Ao nascerem, os filhotes saem da toca para viverem de forma independente.

Ecologia
Não fabrica teia para capturar suas presas, como fazem a maioria das espécies. Costuma viver em tocas e embaixo de troncos e pedras. Tem hábitos noturnos. 


Agradecemos à Samuel Gohlke pela identificação e informações da espécie.